Cirurgia Bariátrica (Cirurgia Metabólica)
A cirurgia bariátrica, conhecida como cirurgia da obesidade, é um tratamento para a obesidade no qual o objetivo é favorecer a perda de peso, e consequentemente, restaurar a saúde, com melhora das doenças relacionadas ao excesso de peso como : Hipertensão arterial; dislipidemias (“colesterol alto”) ; diabetes e doenças osteomusculares. Promovendo uma melhor qualidade de vida para o paciente.
É importante ressaltar que a obesidade não é uma questão “meramente estética”, ao contrário, é uma condição de saúde que apresenta uma série de riscos, pois aumenta a probabilidade de desenvolvimento de várias doenças, como a hipertensão arterial, diabetes,infarto e até mesmo câncer. Sendo o principal objetivo desta cirurgia a redução dos riscos destas enfermidades.
Uma das dúvidas mais comuns é quem pode fazer a redução de estômago, ou seja, quais são as indicações da cirurgia. O estado de saúde do paciente é determinante para se indicar ou não o tratamento. Contudo, a indicação cirúrgica é baseada em quatro critérios:
- IMC (índice de massa corporal);
- Idade do paciente;
- Tempo da doença;
- Comorbidades associadas (doenças provocadas pelo excesso de peso).
Além dos critérios acima, outro item fundamental é a forma que a cirurgia bariátrica será realizada. Basicamente, existem dois métodos: Bypass Gástrico e a Gastrectomia Vertical. Cada paciente demanda uma técnica, por isso a avalição é indispensável.
Bypass
Gastro-jejunal
Gastrectomia
Vertical
Cirurgia
Metabólica
De modo geral, ambos os métodos consistem em reduzir o tamanho do estômago, sendo assim diminuir a capacidade gástrica e também proporcionar uma passagem mais rápida dos alimentos pelo intestino. Ambas as cirurgias podem ser realizadas por VIDEOCIRURGIA (pequenos cortes para passagem de uma câmera e instrumentais) ou de forma convencional (através de incisão na parede abdominal). Atualmente a quase totalidade das cirurgias são realizadas por VIDEOCIRURGIA pela nossa equipe, devido a suas vantagens como: menor dor no pós-operatório e retorno precoce as atividades laborais. O menor “espaço” para armazenar os alimentos contribui para a saciedade precoce e, por isso, a pessoa ingere uma menor quantidade de alimentos e, consequentemente, perde peso. Outro reflexo é a baixa absorção de nutrientes, que também ajuda no emagrecimento. Porém, devido a estas consequências da cirurgia Bariátrica, é mandatório que no pós-operatório se faça um acompanhamento nutricional, com reposição de vitaminas e nutrientes, além de acompanhamento psicológico para melhor adaptação ao novo estilo de vida.
Uma terceira possibilidade é a cirurgia metabólica, que neste caso podemos resumir como tratamento cirúrgico para diabetes tipo 2 no qual o foco é controlar o índice glicêmico, já que as abordagens clínicas (dietas e medicação) não foram suficientes
Em dezembro de 2017, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a resolução Número 2.172, que traz novas regras e amplia a indicação da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com diabetes.
Com a nova resolução do CFM estas pessoas passam a ter a cirurgia metabólica como opção terapêutica, caso o tratamento clínico não apresente resultados. As normas estabelecem que estão aptos os pacientes:
- Com diabetes tipo 2, diagnosticado há menos de 10 anos;
- IMC superior a 30 kg/m²;
- Com mais de 30 e no máximo 70 anos;
- Parecer médico que aponte a resistência ao tratamento clínico com antidiabéticos orais e/ou injetáveis, mudanças no estilo de vida;
- Tenha comparecido ao endocrinologista por no mínimo dois anos.
Em relação ao pós-operatório, seja da cirurgia bariátrica ou da metabólica, o período de adaptação a dieta pós operatória pode trazer algumas dificuldades, principalmente para aqueles pacientes que não se prepararam corretamente antes da cirurgia mas, costuma ser tranquilo e sem ocorrências para a maioria dos pacientes, desde que o paciente siga todas as recomendações médicas e nutricionais. O médico indicado e capacitado para avaliar se o paciente é candidato à cirurgia, bem como realizá-la é o cirurgião do aparelho digestivo.
Dr. André Luiz Parizi Mello é especialista em Cirurgia Geral (RQE – 6636) e Cirurgia do Aparelho Digestivo (7256), Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica(SBCBM) e Coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Regional De São José, Dr. Homero de Miranda Gomes desde maio de 2016.
Quer agendar
uma consulta?
Entre em contato através
do Whatsapp
Dr. André Parizi
Dr. André Luiz Parizi Mello é especialista em Cirurgia Geral (RQE – 6636) e Cirurgia do Aparelho Digestivo (7256), Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica(SBCBM) e Coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Regional De São José, Dr. Homero de Miranda Gomes desde maio de 2016.